quinta-feira, 8 de agosto de 2013

LOURDES REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA



 O Anfiteatro “Otaliba Lopes do Prado”  no dia 5 de julho, sediou a  Conferência Intermunicipal de Cultura contando com a presença de representantes do setor público, da sociedade civil, instituições, entidades,  agentes da cultura e munícipes de Turiúba.


O evento foi realizado pelo Departamento Municipal Cultural de Lourdes e teve apoio da Prefeitura de Lourdes.
  
O tema discutido foi “Uma política de Estado para cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. 
  
Durante a abertura foram apresentados os projetos  desenvolvidos  no município nos últimos anos. No segmento literário foi evidenciado um trabalho de incentivo a leitura: Letrinhas  Mágicas, premiado em 2004 pela Secretaria de Estado  da Cultura como  melhor projeto de incentivo a leitura em cidade de menos  de 100 mil habitantes.  
  
O projeto foi representado pela aluna Aline Basilio que interpretou  a personagem “Rainha Triste” que foi narrado pela contadora de historias Genair.
  
Na área musical o destaque ficou para oficina de música, onde jovens aprendem técnicas de violão. Na ocasião os integrantes do projeto fizeram uma apresentação musical. 
No segmento de artes cênicas o grupo Dallas apresentou a peça “Flerte Fatal” retratando a interferência das drogas  na vida das pessoas. 
  
Dentre outras atrações pode-se enumerar as oficinas de Circo, Catira, Teatro, Mediação de Leitura, Fotografia  e outras que  foram enviadas ao município pela Oficina Cultural Silvio Russo  que ao longo  dos anos  têm firmado parceria  com o município de Lourdes.
  
O Coordenador  da Oficina Cultural  Silvio Russo,  Douglas Augusto Oliveira esteve presente na Conferência e disse que dentro das possibilidades têm atendido os municípios em suas necessidades respeitando a peculiaridade e a cultura  de cada um deles.
  
A Conferência Intermunicipal também contou  com a presença da jornalista e empresária Salomé Macedo da empresa Dealanach-Consultoria que ministrou a palestra com o tema: Implementação  do Sistema Municipal de Cultura.
  
De acordo com os organizadores, o evento destacou a importância  das parcerias culturais como: SESI, SESC, SENAR,PROAC, ATM (atendimento técnico aos municípios) entre outros.


E segundo a diretora de Cultura, Genair Grigoleto o objetivo principal desta Conferência é  inserir  Lourdes e Turiúba  no  Sistema Nacional de Cultura. “Assim como existe o SUS (Sistema Único de Saúde), Educação, que possuem verbas próprias, fechadas  para seus setores. Na  Cultura já existe um novo sistema voltado para a organização do universo das práticas culturais que agora tem Lei que o define”, comentou Genair.
  
Sua implantação faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei 12.343 em vigor desde o dia 2 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes e ações de incentivo à cultura no país, por meio de programas de capacitação profissional, incentivo à produção artística e ampliação do acesso da população à cultura.
  
O prefeito Odécio ressaltou a importância da disseminação cultural no município e acrescentou que o Poder Público é um meio facilitador de divulgação das características regionais das cidades.  E no final das apresentações em seu  discurso agradeceu o empenho e dedicação  dos envolvidos e disse estar muito feliz em receber a cidade de  Turiúba neste dia importante para o município. “É função dos governantes valorizar e incentivar  a cultura  do município e desejo que Lourdes cumpra os requisitos exigidos  pelo Ministério da Cultura para que possamos contar com recursos Federais e Estaduais e com isso impulsionar a Cultura local” finalizou Odécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário