sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Letrinhas Mágicas passeando por ai...

Prefeitura desenvolve projeto de incentivo a leitura

 A prefeitura de Santo Antonio do Aracanguá concluiu recentemente, na Escola Alice Couto Moraes, o Projeto “Letrinhas Mágicas”, desenvolvido no município para atender crianças que estão no início da alfabetização.

 Segundo a direção da escola, o Projeto teve carga horária de 24 horas/aulas e atendeu mais de 40 crianças de 7 a 9 anos, com aulas todas as quintas-feiras, das 8h as 11h e foi implementado no município por meio da Oficina Cultural Silvio Russo de Araçatuba, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Entusiasmada com a dedicação das crianças, a professora Genair Fernandes Grigoleto,Coordenadora Municipal de Cultura do município de Lourdes e que também é responsável pela orientação do Projeto em outros municípios, explica que a iniciativa visa contribuir com a formação e desenvolvimento educativo-cultural das crianças já em constante crescimento emocional e cognitivo. “Os livros infantis através de suas histórias envolvem educação e cultura na sua diversidade, facilitando com isso o desenvolvimento das crianças em sua vocação e aptidão junto as diversas formas de arte e cultura”, explicou. “Fiquei muito satisfeita com o resultado do trabalho em Aracanguá.
  As crianças puderam ouvir historias ler muito, fazer teatro, ter contatos com formas diversas de dramatização, enfim, a arte e a cultura somando com a educação foi um grande sucesso”, ressaltou Genair, que criou o Projeto há 12 anos, premiado em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura como o 5º melhor projeto de incentivo a leitura do Estado de São Paulo.

 Como base para o desenvolvimento do Projeto, Genair ressalta a importância e a pouca exigência de recursos materiais para a sua aplicação. “As histórias são excelentes ferramentas de trabalho na tarefa de educar. Através de historias que possuem conteúdos culturais como: musica, poesia, teatro, folclore, pinturas, as crianças desenvolvem a criatividade e a imaginação, perdendo a inibição e descobrindo por si só qual forma de arte se identifica mais e poderá ser adotada em sua vida. “As crianças gostam muito e a variedade de temas é praticamente inesgotável”, enfatiza.

 O prefeito Luizão, destacou a importância de projetos como o “Letrinhas Mágicas”, na formação cultural dos alunos. “Essa é uma forma fundamental para que as crianças adquiram vivência. As histórias são ferramentas Culturais que auxiliam no desenvolvimento da vocação e do dom artístico dos nossos alunos, refletindo positivamente na formação de grandes cidadãos”, ressaltou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário