terça-feira, 3 de agosto de 2010

Projeto 'Letrinhas Mágicas'

 O Projeto foi Criado em março de 1998 com crianças de 07 a 12 anos com o nome de “ Hora da História”. Nos anos subseqüentes o Projeto passou a ser chamado de Letrinhas Mágicas , e atualmente esta em execução atendendo crianças de 03 há 12 anos.

Em 2004 Foi premiado como 5º melhor Projeto de incentivo a leitura do estado de São Paulo.

Foto: Divulgação
 Sobre o Projeto

 O presente projeto é direcionado a crianças que estão no inicio da pré-alfabetização até o 5º ano do Ensino Fundamental.
 São usados livros infantis de assuntos diversos, que contados de forma lúdica se tornam interessantes a quem ouve e despertam o desejo em ler o livro contado.
 As técnicas usadas variam de acordo com a faixa etária.
 Os livros são complementados com figuras feitas em E.V A fantoches, figurinos, materiais de improviso (lencinhos, bolsas, material escolar, ex: lápis vira personagem).
 Em seguida as crianças são convidadas a recontar a história que acabaram de ouvir, e se transformam também em personagens.


Foto: Divulgação

 Através dos livros e suas muitas histórias, a criança desenvolve seu caráter, seu pensar, e seu agir com clareza, criatividade, imaginação,emoção, senso crítico e com desenvolve seu modo de ver , de pensar , de criar expectativas em relação a si mesmo e ao mundo que o rodeia, descobrindo de forma natural e espontânea, valores éticos, educativos culturais que serão fundamentados para toda a sua vida.
 Quando se trata de inteligência, sensibilidade, criatividade, emoção, a criança estimulada vê a vida por outro ângulo .
 Um ângulo só deles porém de forma inocente , pura , sensível eles vão amadurecendo seus pensamentos .

Os livros trabalhados, em conteúdo Cultural, para que as crianças desenvolvam sua vocação artística na musica,teatro,literatura, contação de historias e diversas manifestações artísticas Culturais Brasileiras.


Fotos: Divulgação

OBJETIVO

-Incentivar a leitura, despertar o gosto pelos livros de forma lúdica e prazerosa.
-Desenvolver sensibilidade, a vocação,o dom artístico através das diversas manifestações culturais contidas nos livros.
-Elevar a confiança e o entendimento da criança nas diversas formas Cultura brasileira.
-Integrar a criança neste processo cultural, na busca incessante do conhecimento, em uma ação transformadora para futuros artistas.

JUSTIFICATIVA

O valor Cultural das histórias. 
As histórias são excelentes ferramentas de trabalho na tarefa de educar e vários motivos existem para isso:

-As crianças gostam muito.
-A variedade de temas é praticamente inesgotável.
-Pouca exigência de recursos materiais para a sua aplicação.
-Os vários aspectos culturais e educacionais que podem ser focados.

 Os exemplos contidos nas histórias são uma forma das crianças adquirirem vivência. Elas permitem contato com impulsos emocionais, reações e instintos comuns aos seres humanos. Reconhecer os fatos e efeitos gerados por esses impulsos é ter exemplos de vida.
 As histórias são ferramentas Culturais que auxiliam no desenvolvimento da vocação e do dom artístico, na Imaginação, Criatividade, Senso Crítico , contribuindo positivamente para a formação do ser humano.


Fotos: Divulgação

DESENVOLVIMENTO E CRONOGRAMA

 Os livros que são trabalhados ajudam as crianças a desenvolverem suas aptidões artísticas culturais reconhecer o que mais tem afinidade com a personalidade deles em relação a arte como um todo.
 Através de historias que tem conteúdo culturais como : musica , poesia, teatro, folclore, pinturas, eles vão desenvolvendo sua criatividade, imaginação perdendo a inibição e descobrindo por si mesma qual forma de arte se identifica mais e poderá ser adotada em sua vida.

SINOPSE DO PROJETO

 O Projeto Letrinhas mágicas, é direcionado a crianças que estão no início da alfabetização. Tem por objetivo contribuir com a formação e desenvolvimento educativo-cultural das crianças já em constante crescimento emocional e cognitivo
 Os livros infantis através de suas muitas histórias envolvem educação e cultura na sua diversidade, facilitando com isso o desenvolvimento das crianças em sua vocação e aptidão junto as diversas formas de arte e cultura.


Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário