sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mostra Cultural de Artesanato e Artes Plásticas é um sucesso P.2

Douglas Augusto Especial para a Coordenação de Cultura de Lourdes

Fotos: Divulgação

Visibilidade

 Não é de hoje que projetos na área cultural dão visibilidade regional ao município de Lourdes. Iniciativas como Integração Regional (que reúne atividades culturais de inúmeros municípios), Letrinhas Mágicas (que trabalha literatura com crianças) e modelos de parcerias com organizações sociais, prefeituras e Secretaria do Estado da Cultura têm transformado a comunidade lourdense e servem de referência para outras cidades, mesmo as com maior número de habitantes.

 Para o presidente da Câmara de Vereadores de Lourdes, Ilmar de Lourdes Barbosa, o trabalho encampado por Genair Grigoleto é excelente. “Ela, através de seu trabalho com a Cultura local, está dando visibilidade para o município, coisa que não acontecia antes”, afirma Barbosa.

 Segundo o vereador, a 1ª Mostra Cultural de Artesanato e Artes Plásticas é importante para a cidade. “Eu nasci aqui e não conhecia o trabalho dos artesãos. Vim conhecer hoje. Por isso iremos apoiar toda iniciativa cultural proposta pela Genair”, completa.
Fotos: Divulgação

 O vice-prefeito de Lourdes, Marcelo Júnior Taveira, contou que ficou feliz em saber que Lourdes é referência na Cultura. Para ele, a Cultura de um modo geral consegue integrar toda a comunidade e quando aliada a Educação é um grande beneficio para toda a sociedade. “Acredito que será somente o começo e que vai expandir muito mais. Isso, devido ao incentivo da própria prefeitura e parcerias que a Genair tem conseguido. Nós estamos aqui para apoiar, pois vemos que dentro do município dá um ótimo resultado para a população”, argumenta.

 A vice-presidente da Associação Cultural de Birigui, Erika Prates, esteve presente na abertura da mostra. Segundo ela, a associação e Lourdes têm uma longa parceria. “O Projeto Integração surgiu nesta sala e sei do trabalho realizado aqui para reforçar o que há de bonito e dar oportunidade para artistas locais e regionais. Por isso, fiz questão de prestigiar o evento”.

 Para a coordenadora municipal de Cultura de Lourdes, a mostra foi muito positiva, pois as pessoas compareceram e os artesãos ficaram felizes. Ela explica que a visibilidade cultural de Lourdes é fruto de 14 anos de muito trabalho e sacrifícios.

 “Minha expectativa é que seja aprovado o Sistema Municipal de Cultura o quanto antes. O projeto já está pronto e nas mãos do prefeito e quando for encaminhado à Câmara de Vereadores com certeza será aprovado.Depois da aprovação, a Cultura lourdense poderá ter recursos próprios para poder se manter e dar continuidade aos projetos, contratando profissionais como os artesãos que estão aqui hoje. Eles trabalham e ganham dinheiro vendendo suas peças e não tem tempo e nem disponibilidade para ensinar jovens e crianças fazendo trabalho gratuito/voluntário”, completa.

 A 1ª Mostra Cultural de Artesanato e Artes Plásticas está dentro da programação especial do mês de agosto, voltada exclusivamente ao Folclore. Literatura, Teatro e inúmeras parcerias – Sesi, Secretaria de Estado da Cultura entre outros – levaram atividades culturais para a população lourdense.
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário